https://photos.app.goo.gl/xmAKE2cgFf1LYrfUA Berçário | Colégio Pedroso

Novo Berçário

Desde o nascimento, as crianças participam de situações comunicativas cotidianas com as pessoas com as quais interagem. As primeiras formas de interação do bebê são os movimentos do seu corpo, o olhar, a postura corporal, o sorriso, o choro e outros recursos vocais, que ganham sentido com a interpretação do outro. Progressivamente, as crianças vão ampliando e enriquecendo seu vocabulário e demais recursos de expressão e de compreensão, apropriando-se da língua materna – que se torna, pouco a pouco, seu veículo privilegiado de interação e o  berçário é uma parte do universo escolar que recebe crianças de 4 a 11 meses de idade. (BNCC).

Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade. (BNCC).

Um dos grandes benefícios do berçário para a família é  a possibilidade de deixar seus filhos em uma Escola de Educação Infantil que consiga ajustar os pilares de segurança e educação em sua estrutura. Por esse motivo, deixar as crianças em um berçário, logo no início de sua vida, pode ser a melhor opção, já que é uma bela oportunidade para iniciá-las em sua vivência coletiva desde cedo.

Por se tratar de uma parte da Educação Infantil, ele corresponde ao início do processo de construção da personalidade dos indivíduos, exercendo influência direta em processos de:

Formação da identidade

Socialização

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Corpo, gestos e movimentos

Para garantir a efetiva participação do berçário nesses momentos da vida das crianças, é indispensável que ele conte com uma gestão empenhada em fornecer todos os materiais necessários ao pleno atendimento das necessidades de cada etapa. Dessa maneira, a exploração dos sentidos das crianças é primordial para dar início ao seu contato com o mundo, especialmente em uma Escola de Educação Infantil.

Os pequenos precisam ter suas primeiras experiências com texturas, cores, formas, sons, tamanhos, dentre inúmeros outros elementos da realidade. Essa inserção às coisas do mundo garante um melhor entendimento da criança em relação ao seu próprio corpo e, consequentemente, aos limites em relação ao outro.

mãos
Bebê com brinquedo de madeira

Cartilha

Confira todas as informações sobre o